Travel Next Minas eleva agentes de viagens para o próximo nível

Com o objetivo de compartilhar conhecimento, criar e fortalecer conexões focadas na profissionalização do turismo e na conversão em negócios, a Travel Next Minas foi sucesso durante os dias 16 e 17 de agosto. Após se consolidar no ano anterior, o evento deste ano investiu ainda mais na exposição da oferta turística, no debate sobre as tendências do setor e no incentivo à inovação, colocando o agente de viagens no centro desse processo de transformação.

A resposta dos profissionais foi expressiva, com os corredores e auditórios do Expominas, em Belo Horizonte (MG), ficando repletos de participantes. “O protagonismo do agente de viagens bem-preparado, capacitado e que acessa informações de qualidade e experiências imersivas nos destinos, é inquestionável”, afirma Rubia Coser, uma das diretoras da Travel Next Minas.

O pavilhão de 6,1 mil metros quadrados abriga 600 marcas, com quase 300 estandes, incluindo cerca de 20 redes hoteleiras nacionais e internacionais, DMCs, operadoras de circuitos terrestres, empresas de seguro-viagem e destinos tanto nacionais quanto internacionais. Além disso, 22 operadoras, como Cativa, FRT e Orinter, organizaram a fam travel que trouxe mais de 600 agentes de viagem de todo o Brasil. Ao longo dos dois dias de evento, espera-se um público de 5 mil pessoas.

A programação temática do primeiro dia foi dividida entre os auditórios Tiradentes e Mineiridades, onde foram apresentados temas que impactam diretamente a atividade turística e os destaques de destinos icônicos do Brasil e do mundo. As sessões abordaram desde estratégias de marketing digital, automação e inteligência artificial, até palestras técnicas sobre vendas e gestão, conduzidas por renomados profissionais do mercado.

Daniel Turbox, curador de conteúdo do evento, foi o primeiro a se apresentar no Auditório Tiradentes, discutindo como a inteligência artificial e a automação podem aumentar a eficiência e transformar o dia a dia das agências. Ele compartilhou um processo detalhado em sete passos para iniciar a automação nos negócios, começando pela identificação de tarefas repetitivas e pela abertura para novas possibilidades. “Um dos maiores desafios ainda é a resistência à mudança”, destacou.

Outro ponto alto da palestra foi a apresentação de ferramentas para criar fluxos automáticos de resposta a e-mails e mensagens nas redes sociais, além de um aplicativo para facilitar a emissão de notas fiscais. “Esse aplicativo economiza seis dias de trabalho humano por mês, está integrado ao CRM e ao Meta, registrando o perfil do comprador e auxiliando na identificação de novos clientes potenciais”, explicou.

Thiago Akira, aclamado pelos agentes presentes, trouxe insights sobre tendências em marketing de conteúdo, reforçando a importância desse pilar para os negócios no turismo. Ele destacou o poder da inteligência artificial, da automação e do CRM, não apenas como um sistema de cadastro, mas como uma estratégia de marketing. Akira também alertou sobre o aumento das buscas em redes sociais e o fortalecimento do conteúdo gerado pelo usuário (UGC), valorizado por sua autenticidade e neutralidade.

Ele também enfatizou a relevância do TikTok na decisão de compra de viagens, um fenômeno que não se restringe às gerações mais jovens, mas também inclui a geração X e consumidores com mais de 60 anos. Segundo estatísticas da rede social, há mais de 6 milhões de usuários acima dos 60 anos, com pelo menos 5 milhões interessados em turismo. “Não é obrigatório ser um usuário ativo das mídias, mas é essencial observar os hábitos e entender o que as diferentes gerações estão consumindo”, aconselhou.

O bloco seguinte foi dedicado a vendas, com as apresentações de Fernando Alves e Bruno Barbosa, fundadores da Entur, a primeira Escola de Negócios do Turismo no Brasil. Alves compartilhou métodos e dicas práticas para agregar valor aos produtos turísticos, enfatizando a importância de educar o cliente para que o preço não seja uma barreira.

Bruno Barbosa, por sua vez, apresentou um mapa de vendas com táticas específicas para transformar desconhecidos da internet em clientes recorrentes das agências. Ele detalhou o passo a passo para otimizar o funil de vendas, envolvendo os departamentos de marketing, vendas e financeiro, e destacou a importância do planejamento, da gestão e de uma mentalidade alinhada com as tendências do mercado. “Quem está aqui hoje já está um passo à frente, buscando o conhecimento necessário para fazer seus negócios crescerem”, afirmou.

A Travel Next também investiu na capacitação relacionada à oferta turística. No auditório Mineiridades, destinos nacionais como Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe se revezaram para apresentar suas belezas naturais, cultura e gastronomia. Os participantes puderam explorar essas riquezas por meio de experiências gastronômicas e degustações de produtos típicos na área de exposições.

O destaque internacional ficou por conta do Peru, país andino conhecido por suas experiências autênticas, apresentado por Milagros Ochoa, representante da PromPeru no Brasil. Ela conduziu os agentes em uma jornada de 50 minutos pelos principais destinos peruanos, oferecendo dicas sobre atrativos, museus, restaurantes e roteiros que vêm ganhando popularidade entre os viajantes brasileiros, como Paracas, o entorno da Lagoa de Piuray e os itinerários por Arequipa, entre outros.

A tecnologia foi o tema central no lounge Travel Tech, um espaço dedicado à interação entre agentes de viagens e empresas de diferentes segmentos, com um auditório anexo que apresentou palestras sobre soluções e ferramentas inovadoras. Outro espaço bastante disputado foi o Travel Lux, um lounge voltado para produtos e serviços premium, que reuniu 10 empresas em uma área exclusiva. Cerca de 120 empresas foram pré-selecionadas e credenciadas para acessar o espaço e realizar reuniões individuais de 15 minutos com os expositores.

O futuro passa pela profissionalização, e é isso que oferecemos aqui”, pontuou Rubia Coser.

Leônidas Oliveira, secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, celebrou o sucesso do evento, destacando a sinergia entre o evento e o estado, que abraçou a transversalidade entre as indústrias do turismo e da cultura. “A Travel Next cresce porque está profundamente conectada à vida contemporânea, que exige novas posturas”, concluiu o secretário durante a abertura da festa promovida pela Trend, Rextur e Advance.


foto: Rúbia Coser (diretora da Travel Next Minas) (crédito: Geovana Fraga)

Sobre o Autor

Related posts

Leave a Comment